Sala de Aula
Somente para Assinantes

Curso Instalação e Configuração do Kong (Modo DBLess)

Nesse curso vamos Instalar e Configurar o Kong (Modo DBLess)

Você precisa de uma assinatura para assistir este curso.

Cadastre-se

O que você vai aprender

Instalação e Configuração do Kong no modo DBLess

Exemplos Práticos de uso do Kong

Grade de Aulas deste Curso

Sobre este Curso

Nesse curso vamos Instalar e Configurar o Kong (Modo DBLess).

O Kong é um gateway de API de código aberto e escalável que funciona como middleware entre aplicativos solicitantes e o backend que fornece os recursos ou serviços requisitados. Desenvolvido originalmente pela Mashape (agora chamada Kong Inc.), é construído sobre o robusto servidor web NGINX e escrito principalmente em Lua.

Características principais do Kong

  1. Performance: O Kong foi projetado para ser de alta performance e pode lidar com tráfego de alta concorrência com baixa latência.
  2. Extensibilidade: O Kong suporta plug-ins, permitindo que desenvolvedores estendam suas funcionalidades básicas. Há muitos plug-ins disponíveis que fornecem funções adicionais, como autenticação, segurança, transformações e outras capacidades relacionadas a APIs.
  3. Plataforma neutra: O Kong pode ser executado em quase qualquer plataforma, seja em data centers locais, em contêineres ou em plataformas de nuvem.
  4. Administração e Controle: Possui uma API administrativa abrangente e uma interface de usuário chamada Kong Manager, permitindo aos administradores gerenciar e monitorar a funcionalidade do gateway.
  5. Segurança: Oferece recursos robustos de segurança, incluindo autenticação (como JWT, OAuth 2.0), criptografia, CORS, entre outros.
  6. Balanço de carga: O Kong tem capacidades de balanceamento de carga e pode gerenciar o tráfego de entrada distribuindo-o efetivamente entre múltiplos serviços backend.
  7. Registro e rastreamento: Integrado a soluções de observação e rastreamento como o Prometheus e Jaeger, permite o monitoramento em tempo real e a obtenção de insights sobre o desempenho e a saúde do sistema.
  8. Suporte a múltiplos protocolos: Além do HTTP e HTTPS, o Kong também suporta gRPC e WebSocket.
  9. Clusterização: O Kong pode ser configurado em um ambiente de cluster para fornecer alta disponibilidade e tolerância a falhas.
  10. Armazenamento flexível: O Kong suporta múltiplos backends de armazenamento, como PostgreSQL e Cassandra, para armazenar configurações e dados.

Empresas e desenvolvedores usam o Kong como gateway de API para facilitar e gerenciar o acesso a seus serviços de backend, oferecendo uma camada de segurança, gerenciamento de tráfego, transformações e outros aspectos cruciais para sistemas modernos baseados em microserviços ou arquiteturas orientadas a serviços.

Em resumo, o Kong API Gateway é uma solução poderosa e flexível que ajuda organizações a gerenciar, proteger e estender suas APIs de maneira eficaz e eficiente.